O quê?!

Gravura - "Termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - a partir de incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregues na gravura permitem a reprodução da imagem. Nessa medida, uma gravura é considerada original quando resultado directo da matriz criada pelo artista, que a partir dela imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados."

"Cada imagem reproduzida desta forma, é única em si, independentemente das suas cópias, consequentemente, cada gravura "é única", é uma Obra original assinada. O facto de haver cópias da mesma imagem, nada tem a ver com a questão da sua originalidade. Ao contrário disso, a arte da gravura está justamente na perícia da reprodução da imagem, na fidelidade entre as cópias, este é um dos factores que distinguem o artista "gravador".
Quando falamos de gravura, temos em mente um processo inteiramente artesanal. Desde a confecção da matriz, até o resultado final da imagem impressa no papel, a mão do artista está sempre em contacto com a Obra."

domingo, 16 de dezembro de 2012



Sem comentários:

Enviar um comentário