O quê?!

Gravura - "Termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - a partir de incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregues na gravura permitem a reprodução da imagem. Nessa medida, uma gravura é considerada original quando resultado directo da matriz criada pelo artista, que a partir dela imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados."

"Cada imagem reproduzida desta forma, é única em si, independentemente das suas cópias, consequentemente, cada gravura "é única", é uma Obra original assinada. O facto de haver cópias da mesma imagem, nada tem a ver com a questão da sua originalidade. Ao contrário disso, a arte da gravura está justamente na perícia da reprodução da imagem, na fidelidade entre as cópias, este é um dos factores que distinguem o artista "gravador".
Quando falamos de gravura, temos em mente um processo inteiramente artesanal. Desde a confecção da matriz, até o resultado final da imagem impressa no papel, a mão do artista está sempre em contacto com a Obra."

segunda-feira, 12 de maio de 1986

Devido a alterações no blog esta mensagem, que era a inicial, deixou de o ser... Fica cá o registo dos comentários que foram feitos até à data... Obrigado!!

6 comentários:

  1. Bravo Daniel e obrigada em nome da Matriz e em meu próprio nome. A exposição inaugurou ontem na Esteta Galeria e está muito engraçada . Tem excelentes trabalhos.Quando vieres ao Porto não deixes de contactar.A Matriz vai estar no Festival Internacional de Gravura de Évora . Até lá manteremos o contacto e se quiseres podes visitar o meu blog kadaumsabedessi.blogspot.com
    Júlia Pintão

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do seu trabalho, grande harmonia em termos de cores com uma boa conjugação de expressividade e criatividade única.
    Continue, o seu trabalho é um encanto para os olhos.

    ResponderEliminar
  3. Acabo de descobrir que tens quase tanto talento como eu… estou encantado!

    ResponderEliminar
  4. Olá, Daniel,
    belas gravuras no seu blog.
    Eu o estou seguindo. Voltarei para muitas visitas.
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Oi, Daniel,
    vamos trocar gravura, sim!
    Dê-me um tempo, pois estou envolvido com a montagem de um estúdio coletivo que coordeno.
    Volto pra escolher. Pode ir no meu blog e escolher uma gravura. Não se detenha àquelas listadas como "Troca de Gravuras". Está assim por que não atualizei. Pode escolher.
    Abraços e em breve nos falamos.

    ResponderEliminar